quarta-feira, 21 de maio de 2014

Filhote de Canguru

Os cangurus são grandes mamíferos marsupiais nativos da Austrália. Eles desenvolveram uma série de adaptações, tais como pernas traseiras fortes, ao longo de sua evolução. Eles também apresentam várias adaptações de reprodução, incluindo a capacidade de produzir descendentes durante todo o ano. As fêmeas podem carregar os embriões em fases distintas de desenvolvimento ao mesmo tempo. Os machos acasalam-se com várias fêmeas e tentam impedir que outros machos os alcancem. Os machos competem pelas oportunidades de acasalamento ao morder, socar e chutar. 
O período de gestação é curto e dura aproximadamente 33 dias.  Os recém-nascidos ainda não estão completamente formados e pela foto, nem lembram tanto um canguru adulto, mas  possuem membros adaptados para rastejar no corpo da mãe, atingindo a bolsa, onde se ligam a uma mama. Eles levam cerca de 70 dias sem sair da bolsa, onde terminam o desenvolvimento. 
Esta bolsa recebe o nome de marsupium, por isso são chamados de marsupiais. É nela que ficará o filhote do canguru até completar seu desenvolvimento,  depois de sair da bolsa pela primeira vez, os filhotes ainda voltam para a bolsa para se alimentar por cerca de um ano.
No link abaixo há um artigo sobre os marsupiais brasileiros, não são os famosos cangurus, mas podem conferir dando uma olhadinha lá, o que eles tem em comum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário